Meus amigos burrinhos |
Passei um domingo maravilhoso. Fui dar um rolezinho com meus queridos amigos burrinhos. Mas não fomos dar nosso rolezinho em local fechado como um shopping. Somos burrinhos mas não somos burros! Fomos dar nosso rolezinho em uma bela área verde, como podem ver na foto.
Depois de rolezar bastante, fomos almoçar. Comemos um belo suflê de alfafa e como sobremesa um delicioso sorvete de capim-angola, light, como convém a burrinhos que querem manter a forma.
Depois, como burrinhos intelectuais, discutimos a questão dos rolezinhos dos jovens da periferia em shoppings- que na verdade não são criação do capitalismo, "templos do consumo", segundo Asno Filho, um burrinho formado em História e Antropologia, mas uma adaptação dos antigos bazares islâmicos, o mais antigo deles o Grande Bazar de Istambul ( O Grande Bazar, também chamado Bazar Coberto ou Mercado Coberto (do turco Kapalıçarşı), é provavelmente o maior e dos mais antigos mercados cobertos do mundo, situado no bairro histórico de Eminönü, distrito de Fatih, da cidade de Istambul, Turquia. Aberto em 1461, é muito conhecido principalmente pela joalharia, cerâmica, especiarias e tapetes. Tem mais de 60 ruas cobertas e centenas ou milhares de lojas (1200 segundo uns, mais de 4000 segundo outros), é frequentado por 250 000 a 400 000 pessoas diariamente. Calcula-se que cerca de 20 000 aí trabalhem. A maior parte das lojas está agrupada por tipos de mercadorias, havendo áreas especiais para produtos de pele, joalharia de ouro, etc. Wikipédia ).
Percebe-se, portanto, que já existia consumo e "templos" dedicado a ele muito antes do advento do capitalismo. Como a História, e a vida, não são estáticas, as coisas mudam com o tempo. Independente da vontade de alguns de nossos 'çabios' ( ainda bem! ) , que são 'especialistas' em tudo que estiver na mídia e arrotam suas asneiras com uma convicção que me faz corar.
Meus queridos amigos burrinhos estão até querendo fazer nosso próximo rolezinho no Grande Bazar de Istambul...
Nenhum comentário:
Postar um comentário