23 de outubro de 2011

O Botafogo não está preparado para assumir a responsabilidade de ser campeão

A derrota do Botafogo para o Avaí ontem só veio confirmar o que eu e quase toda a torcida Alvinegra, e a dos outros clubes, já suspeitávamos: o Botafogo não está preparado para assumir a responsabilidade de ser campeão.
Somos, hoje, um clube organizado com uma diretoria eficiente e honesta, temos um bom elenco, os salários estão em dia, mas ainda não resgatamos o espírito de clube vencedor que perdemos nos últimos anos e isto não é fácil de recuperar, envolve situações complexas.
Vou lhes dar como exemplo do que digo dois lances do jogo de ontem: no segundo gol do Avaí, belíssimo por sinal, o jogador do time catarinense estava impedido, um lance difícil, no limite, o que ocorreu? Na dúvida, contra o Botafogo, e o gol foi validado. Depois um pênalti em que o zagueiro do Avaí segura Loco Abreu na área, não foi um lance de penalidade escandalosa, o árbitro viu o lance e ficou indeciso, o que ocorreu? Na dúvida, contra  Botafogo, e não deu a penalidade. Se fosse o São Paulo, o Flamengo ou o Corinthians, ao menos um dos lances o juiz daria a favor deles. Não, não creio que ele tivesse intenção explícita de prejudicar o Glorioso, não é isso, acho que é até inconsciente, tão acostumados estamos em sermos subservientes ao poder mais forte.
Ficamos anos apenas disputando campeonatos para não cair e quando voltamos a ser protagonistas a primeira reação dos adversários é de espanto, depois de não permitir mais um no bolo dos vencedores, temos de furar o bloqueio, o nosso e o dos adversários. Apesar de tudo, aos poucos, estamos conseguindo voltar ao nosso lugar de um dos grandes do futebol brasileiro.
A diretoria cometeu erros? Claro, quem não os comete, o mais grave foi a contratação do Caio Júnior, nada contra a pessoa dele, mas antes de ser contratado eu fiz um post ( aqui ) rogando para que não o contratassem, pelos motivos acima citados precisamos de alguém acostumado a vencer e, o fundamental, que não tenha medo de perder. Um Muricy; o próprio Vanderlei Luxemburgo- apesar de seu caráter pouco recomendável-; um Abel, não acho bom técnico, mas tem uma personalidade forte; enfim, alguém que levante o astral de um clube que já tem a vocação da tragédia em seu DNA.
Espero estar redondamente enganado em minha análise e que Caio Júnior consiga reverter a situação, vença os jogos que nos faltam e seja campeão. Pessoalmente não acredito mais, a derrota de ontem e a postura covarde no jogo anterior contra  Santos jogou o psicológico do time e da torcida- que não tem a mínima empatia com técnico- no chão.
Mas, como têm coisas que só acontecem ao Botafogo...oremos!

4 comentários:

  1. É o que nos resta, Akhenaton. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Jeferson,Elkson e Cortes esqueceram o futebol na seleção. Aliás, foi um erro convocar estes jogadores, que inclusive, hoje, já se acham estrelas.. Eles não tem perfil de vencedores. São um engodo para o Botafogo e para a seleção. !!!
    Não me vejo em condições de sofrer e manter acesa uma chama de esperança quando o grupo que faz o meu time não demonstra a menor garra de vencedor.O termo certo a ser utilizado é um Time de "bundas-moles". Não me resta a menor dúvida: O botafogo não tem um time com perfil de campeão. Já deu adeus ao brasileirão. Se chegar no G-4 será um milagre.

    ResponderExcluir
  3. Análise fria e calculista, quase impensável na pena de um botafoguense. Mas só nós donos capazes disto.

    ResponderExcluir