Lula, mais uma vez, é vitíma de preconceitos por parte de parte( Eu repeti porque quis, o blog é meu e escrevo como quiser. Saco! ) de nossas elites, desta vez ao receber mais uma homenagem no exterior, um título de Honoris Causa na França.
Votei nele e não me arrependo, mas nunca deixei de criticar os erros que cometeu, como já vos disse não acredito em deuses, nenhuns!, mas a maior virtude de Lula foi ter exposto as vísceras de nossas elites autoritárias e preconceituosas contra um homem que por ser de origem humilde e não ter um diploma universitário chegou onde chegou, ora, isso não é crítica é preconceito, os maiores ladrões deste país são todos bem formados e ostentam diplomas e títulos aos borbotões- o que, entre nós, funciona como salvo-conduto para saquearem o Estado e continuarem impunes.
Outro dia li um artigo pra lá de oportunista de Fernando Henrique Cardoso ( aqui ) falando em corrupção no governo, ora ele foi presidente por oito anos, teve 94 ministros- alguém se lembra?-; enfiou bilhões de reais de dinheiro público para salvar bancos particulares falidos- todos os responsáveis pelos tais bancos saíram ricos e impunes-; manipulou criminosamente o valor do dólar em sua reeleição, jurou que não ia mexer no câmbio foi a primeira coisa que fez após ser reeleito, quebrando o país, destes fatos O Globo, Veja e Folha não se lembram. Ah, e "comprou" a emenda constitucional que permitiu novo mandato para cargos executivos.
Eu acho que Lula cometeu alguns erros graves, como o de ter sido complacente, sim!, com alguns "companheiros" que andaram enricando às nossas custas; mais esta aliança espúria com o PMDB, o que temos de pior em matéria de fisiologismo; como não esqueço que ao deixar o poder foi para São Bernardo acompanhado nada mais nada menos de José Sarney, um tapa na cara dos que foram torturados e mortos pela ditadura, da qual Sarney era um dos principais representantes civis e que anda com um ego mais para o de argentino, mas daí a criticá-lo por suas virtudes vai uma longa distância.
Um homem que saiu de onde ele saiu e chegou onde chegou, é merecedor de aplausos, e não ser vítima de preconceitos baratos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário