Ontem, ao ler a crônica do João Ubaldo Ribeiro falando de seu avô, lembrei-me do meu- o materno, pois o paterno, do qual herdei o nome, não cheguei a conhecer, já havia falecido quando nasci-, Djalma Junger Vidaurre era seu nome, João Velho, o nome pelo qual era mais conhecido em terras calçadenses. Foi a grande paixão de minha infância, mais que pai, mãe e minhas avós,quando ficava doente só queria saber dele, e ainda me lembro da ladainha: Eu quero o vô! Eu quero o vô...até que ele chegava e eu sossegava.
Mas meu querido vô tinha uma característica que virou folclore na família: era o sujeito mais teimoso da face da Terra, e era mesmo, afirmo eu, sem medo de errar. Vou contar duas passagens dele comigo e verão o quão teimoso era.
Não era chegado a futebol, o João Velho, creio que era torcedor do Vasco, mas só por ser, gostava mesmo de um carteado e quando surgiu a Loteria Esportiva, virou freguês, à época eu tinha meus 14, 15 anos e como sempre gostei de futebol ele me convocava para o ajudar na marcação do cartão. Eram 13 jogos, ele discordava de todas, rigorosamente todas, às minhas sugestões, nunca, sem exagero, acatou uma sequer. O negócio dele era teimar e fazer prevalecer sua opinião. Passei, então, a opinar ao contrário do que achava, ele percebeu e me liberou da inglória tarefa. Mas terminou invicto!
Agora, igual a essa , nunca vi: tinha ido de Niterói para Calçado e cheguei na hora do almoço, meu avô estava almoçando com meu tio Lorismário, irmão de minha avó e vascaíno roxo, na véspera haviam jogado Botafogo X Vasco, após cumprimentá-los o tio me pergunta o resultado do jogo- o jogo foi realizado numa quarta-feira à noite- pois dormiu e não ouviu no rádio. 1 X 1...respondi. O vô retruca: - " Não, acho que foi 1 X 0 pro Vasco, quando deitei ouvi o gol do Vasco no rádio do Leosípio"- vizinho que ouvia rádio na maior altura.
Já conhecendo a " peça" peguei o jornal que havia levado- o velho e saudoso JB-, abri na página de esportes e mostrei a manchete a ele: Botafogo e Vasco ficam no 1 X 1. Ele olhou, pensou um pouco, e disparou:
- " É, mas eu ainda acho que foi 1 X 0 pro Vasco, eu não ouvi o gol do Botafogo!"
Começamos a rir, eu e o tio Lorismário, sentei-me e fui almoçar. Tendo de engolir o 1 X 0 do Vasco!
Saudades de meu querido Vô!
A praça de São José do Calçado |
sofre menos o que faz seu resultado porque o resultado só vale até o próximo jogo, então porque sofre com o resultado que é publicado se eu foi dormir antes.
ResponderExcluirum abraço e seu avô era sabio que Deus tenha em bom lugar.
Por esse tipo de lembranças é que capricho na arte de ser avô. Quero que meus netos tenham essa mesma boa e gostosa memória de mim.
ResponderExcluirBeleza de texto!
E eu morro de inveja de você, Mestre, nada melhor que netos. Abraço!
ResponderExcluir