2 de janeiro de 2011

Depois da Putabras, mais uma estatal: a Fantasmobras

Ai...ai...uma funerária de Medellín, na Colômbia, resolveu fazer um censo dos fantasmas que habitam o lugar. Taí, gostei da ideia e vou logo sugerindo à Dilma para criar uma nova estatal que abarque todos os funcionários fantasmas de nosso fantasmagórico patrimonialismo, mas todos mesmos, os do legislativo, do judiciário e do executivo, além dos estaduais e municipais, teremos a maior empresa do Brasil, quiçá do mundo: a Fantasmobras!

Como tudo no Brasil é melhor e mais organizado que nos outros países, nossos fantasmas são vivos, vivíssimos, tão vivos que recebem do governo e, assombrosamente, não trabalham, ou se trabalham ninguém vê, deve ser isso, não vemos os pobres labutar, são seres invisíveis e obram- eu disse obram e não roubam- nas sombras de padrinhos poderosos que usam dinheiro público para fazerem favores privados. Ao menos, com todos concentrados na Fantasmobras, saberemos quanto o país desperdiça de dinheiro de nossos impostos para sustentar à súcia de fantasmas que nos assombram. Garanto que vai muito mais do que se gasta com o Bolsa-Família, por exemplo. Somos tão criativos, os brasileiros, que criamos uma nova capital e antes de povoá-la de pessoas, a enchemos de fantasmas, todos públicos, é claro!
É o que digo sempre, a direita diz que temos Estado em excesso, a esquerda diz que temos pouco, eu, que sou burrinho e teimoso feito um jumento, digo que ambas estão erradas: temos Estado demais onde não se precisa- 37 ministérios é um achincalhe!-, e de menos onde ele é mais necessário: saúde e educação- primária e secundária, por favor!
O resto são fantasmas para inglês ver e a gente pagar...



                                                                      

                                                                        

Um comentário:

  1. Caro Zatonio, sou irmão do Roberto Porto jornalísta. Meu outro irmão Carlos Porto, Botafoguense enlouquecido como nós dois, é o arquiteto que projetou o nosso "Engenhão". Por favor, me envie o seu email para trocarmos figurinhas alvinegras. O meu é: josemauricioporto@gmail.com
    Os meus elogios aos seus textos foram pura verdade! Parabéns Botafoguense ! Saudações Alvinegras !!!

    ResponderExcluir