22 de dezembro de 2010

" Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem"

Sabe, Cristo, cheguei da rua agora e vi  pessoas, muitas!, em um vai e vem frenético, fazendo compras alucinadamente para comemorar seu nascimento. Acho que não gostaria muito de ver o que fizeram de teu legado, da mensagem que deixou para a humanidade. Primeiro te crucificaram por pregar umas coisas esquisitas, como " amai-vos uns aos outros"; "quem nunca pecou que atire a primeira pedra";  se formos agredidos que não reajamos, ao contrário, ofereçamos a outra face- um legado de paz, justiça, amor, compaixão, humildade...Coisas estranhas em um mundo violento. Tão estranhas que os poderosos de sua época resolverem acabar com tanta esquisitice e o mataram. Mas ideias não se matam e as suas, por serem belas e justas, se espalharam mundo afora e começaram a abalar os alicerces do maior império que a humanidade já conheceu, o de Roma. Um judeu pobre, montado em um jumento...

É, mas os poderosos, Cristo, só o são por serem inteligentes e não terem escrúpulos e quando perceberam que estavam ameaçados pelas palavras que legastes à humanidade, fizeram de tua religião a religião do Estado, e ergueram templos cheios de fausto em tua homenagem ( ? ) e se ajoelharam perante tua imagem- sim, eles fazem qualquer coisa pelo poder- e criaram regras para tua igreja. E, supostamente em teu nome, saíram pelo mundo matando e oprimindo outros homens, com a desculpa de levar tua palavra até eles. Milhões, por Cristo!, foram assassinados, com os carrascos usando teu nome, não em vão, mas para ter poder...mais poder...Cristo!

Chegaram ao ponto, Cristo, de quererem eliminar teu povo da face da Terra, seis milhões de teus compatriotas foram vilmente assassinados por um homem( um povo!) que dizia ser cristão...Cristo!

E a festa de seu nascimento? Melhor nem falar, um hedonismo sem fim, de consumo e comilança. Os que podem, outros, os humildes, os humilhados da Terra, os teus deserdados, a quem você se dirigiu... Ah, cerca de um bilhão deles, não terão sequer um pedaço de pão para comer no dia do teu aniversário.

Lamento te dizer, mas tu, Cristo, que expulsastes os vendilhões do templo, cometeu um erro, eles se espalharam pelo mundo, construindo templos e mercadejando suas palavras.

" Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem."

Será?

3 comentários:

  1. Gostei muito do texto.
    Um bj querido amigo.

    ResponderExcluir
  2. eliane fernandes disse...

    Quem mercantiliza as palavras de Jesus sabe exatamente o que faz e a finalidade do que está fazendo.A figura de Papai Noel é inspirada em São Nicolau não por acaso pois São Nicolau é admirado por católicos ortodoxos como no caso da Rússia e alguns países da Asia ou por não ortodoxos e dessa maneira fazem do Natal uma festa de consumismo altamente lucrativa para o comércio de um modo geral.
    22 de dezembro de 2010 17:09

    ResponderExcluir
  3. Eliane, você comentou no post errado, tomei a liberdade de passar para cá.

    Gisa, obrigado. Beijo!

    ResponderExcluir