Patrícia. Eu não disse: é linda! |
Viví ainda há pouco um momento sublime, que não sei se saberei descrever com exatidão, mas vou tentar. Fui cortar o cabelo e fazer a barba, entro no Salão, pequeno, trabalham só dois profissionais, na parte de cima fica a ala da mulherada. Ao entrar cumprimento o Léo, ao meu lado uma manicure faz as unhas de uma moça sentada em uma cadeira de rodas. Cumprimento-a e vejo que suas unhas estão pintadas de azul, olho seu rosto e tomo um susto: é linda!, pele alva e suave, traços finos, cabelos negros e brilhantes até a altura da nuca, olhos azuis, do azul mais cristalino que possa haver, e de um brilho que não sei definir, usem todos os adjetivos que quiserem: fulgurantes; extasiantes; infinitos em sua beleza; escolham, qualquer um será insuficiente para descrever tamanha beleza. E transpirava alegria, o pequeno ambiente, tomado por uma energia doce, suave, de ternura delicada; energia emanada por você, Patrícia!
Sua voz forte, seu sorriso alegre, como que nos encantava.
Em certo momento ela diz: " Mato um leão por dia, tenho 31 anos e vocês não sabem o que é passar a vida nessa cadeira, ter paralisia cerebral, a vida é muito dura e é por isso que passo ela rindo". E continuou implicando com o Léo. um breve momento de tristeza. Algumas lágrimas me assaltaram os olhos. Disse que iria fazer uma crônica para ela, me desculpe Paty, não tenho talento suficiente para descrever a grandeza de sua alma; a generosidade de sua risada; o brilho de seus olhos. Perdoe-me!
Na saída dei-lhe um beijo e vim para casa pensando: por quê, nós, que somos perfeitos de físico, somos tão imperfeitos de espírito e precisamos de uma Patrícia para nos mostrar o quão grandes podemos ser. Não em arrogância, soberba, orgulho, nisso somos bons; mas em sabedoria: " Avida é muito dura, e é por isso que passo ela sorrindo!"
Obrigado, Patrícia, por ter te conhecido. Foi uma grande honra!
Estou escrevendo e ouço lá no fundo da alma Ivan Lins cantando Vitoriosa, que é seu verdadeiro nome, Patrícia.
Como dizia o filósofo Nietzsche:
ResponderExcluir“O que não me mata me torna mais forte”. Apesar desta ser uma verdade, sempre vamos ter momentos fracos. Somos humanos, demasiado humanos. Somos fracos ,loucos, dependentes, em suma, frágeis.Mas o grande lance é nossa capacidade de adaptarmos a uma situação. Nisto esta nossa força. Bjs.
Beijo, moça!
ResponderExcluirLINDO!!!!! LINDO !!!!!!!!! LINDO!!!!!!!!!
ResponderExcluirDanielle( via e-mail)
Vitoriosa sim... pessoas como Patrícia
ResponderExcluirsão um exemplo de coragem e força
de vontade. Vc já pensou que a gente
reclama demais?... por banalidades,
meras banalidades.Um sorriso de
Patrícia iluminará o mundo, com
toda certeza.
Regina Dutra(por e-mail)
Valéria Mello Em arrogância, soberba, orgulho, somos bons sim.... mas em ser grandes na alma? isto é pra poucos. Apenas alguns anjos o são.
ResponderExcluirVerdade Valéria...Beijo!
ResponderExcluirTaís Loureiro Santos Lindo, tio Toinho!
ResponderExcluirNem todo o projeto humano está perdido, Zé Antonio. Primeiro, porque temos pessoas como Patrícia que nos ensinam. Segundo, porque temos gente como você que nos ajuda a aprender. Parabéns pelo texto!
ResponderExcluirElogio de mestre faz bem ao ego. Obrigado amigo!
ResponderExcluirQue belo texto você dedicou à minha filha Patrícia! Fez muito bem a ela, que ficou bastante sensibilizada, e a mim que, como mãe, participo intimamente das suas emoções. Conviver com a Patrícia é sempre uma lição de vida e é bom saber que ela compartilha esse lado otimista, sem se afastar da realidade, com outras pessoas. Um abraço. Regina (mãe da Patricia)
ResponderExcluirAcabei de ler Crônica e fiquei emocionadissíma
ResponderExcluir, Meu Amigo muito obrigada! beijos,Patrícia.
Eu não vou chorar...não mais...
ResponderExcluirBoa noite Zé!!!
ResponderExcluirRealmente a moça é bela...
Nós reclamamos da vida e esquecemos de olhar para o lado!!!
Beijos!
Danielle (via e-mail)
Tio, Patrícia é muito linda mesmo! E soque rriso!
ResponderExcluirmuito linda a patrícia!
ResponderExcluirbelo texto!!
parabéns!
Obrigdo, Day. Bom domingo! Beijo!
ResponderExcluir