4 de agosto de 2010

Tentando entender

Totó anda muito questionador, depois que virou celebridade anda querendo saber o por quê de tudo e vive atazanando o pobre do Edson, seu amado mestre e guru, que além de professor e comerciante é presidente da ACL(Academia Calçadense de Letras). Além dos múltiplos afazeres, ainda arranja tempo para dar aulas particulares a Totó e Jilózinho, sem honorários. Missão digna de um Gandhi. Às vezes divide a árdua tarefa com Dolores, também professora, autonomeada por Totó sua secretária, também sem honorários,e agora sua parceira de dança nas festas juninas. Pobre Dolores, pobre Edson...o céu vos espera. Como os dois tiraram férias e estão num mosteiro budista exercitando seus dotes de sabedoria, paciência, tolerância eoutras virtudes que os impedem de assassinar nossos herois, sobrou pra mim responder aos questionamentos do Totó. Que andam sagazes, como verão.

- Toinha, vi ontem que um ministro do Superior Tribunal de Justiça(STJ) foi punido por corrupção pelo Conselho Nacional de Justiça( CNJ) e fiquei todo alegrinho, até liguei pro Jilózinho elogiando a decisão e esperançoso com o Brasil. Jilózinho se tão punindo ministro a coisa tá melhorando, até os grandões tão indo em cana. Hoje fui ler com calma e quase morri de susto, a punição dele foi ser aposentado e continuar recebendo seu módico salário de R$ 25.000.00 por mês. Que diabo de punição é essa?

- Bom...Totó...é o seguinte...perá...deixa eu pensar...calma...tô pensando...Totó...não sei te explicar, eu achava que lugar de corrupto é na cadeia e se funcionário público deveria no mínino ter os salários cassados, mas se pensarmos direitinho até que a ideia da aposentadoria  não é má, veja bem, podemos pegar todos os ladrões e nomeá-los ministros do STJ, STF, TSE, TFT, STM, SWE, TTT, PQP, FDP...sei lá...a gente vai criando siglas e nomeando, chegando lá  vão cometer suas falcatruas e serão exemplarmente punidos: todos aposentados e recebendo seus módicos salários de R$ 25.000.00; eles como não terão o que fazer, vão gastar o dinheiro e movimentar a economia do país. Mas só os de colarinho branco, pobre é porrada e pena de morte, sem julgamento que dá muito trabalho e custa caro. Temos de racionalizar as despesas, se não o país quebra.

- Toinha, outra coisa, andei vendo essa lei nova, a da Ficha Limpa e não entendi, quer dizer que fizeram a lei porque os processos demoram demais pra ser julgados, principalmente os das pessoas que têm dinheiro, e no final ninguém é punido, é isso mesmo? Fizeram uma lei para tentar passar por cima das outras que não são cumpridas? Não seria mais fácil obrigar a se julgar os processos contra autoridades do Estado- que são empregados de todos nós- em um prazo pré-determinado e diminuir a burocracia, o que favoreceria a todos nós, sobrando inclusive mais dinheiro para se investir em saúde, educação, saneamento, coisas de que o povo necessita? E já tá uma confusão dos diabos, ministros dizendo que a lei vale, outros dizendo que não vale...uns dão liminar, outros não... não leva a mal não, mas tem zona que é mais organizada...

-É meu amigo...pede ao Edson ou a Dolores para te explicarem, eles voltam logo...eu sou meio burrinho, como você mesmo diz, e não consigo entender. Eles, os poderosos, são gênios, ainda mais em se tratando do bolso deles.

- Sabe Toinha, agora estou começando a entender  o por quê de tanta violência e miséria no país...me dá uma tristeza.

- Fica assim não...vai lá arrumar uma confusão com o Jilózinho que passa, um dia nossos tataranetos terão orgulho de nossas autoridades e de nossos políticos. O tempo passa bem mais rápido que a falta de vergonha deles. Vai lá atazanar o Jilózinho e depois me liga. Abraço!

Uma deusa desmoralizada

2 comentários:

  1. Isto tipo de questionamento pode levar o país a anarquia e ao caos, com serissimas consequências para o nosso dia-a-dia cotidiano e para estabilidade do estado geral da nação. Veja que tais interrogações não passam nem de longe nas falas dos candidatos. Recomenda o manual das boas maneiras que não se mexa em ninho de marimbondos!
    Só uma coisa, Zatonio: este novo cabeçalho é do balacobaco.

    ResponderExcluir
  2. Boa esta! "O tempo passa bem mais rápido que a falta de vergonha deles" kkkk, muito bom!

    ResponderExcluir