19 de julho de 2010

Aniversário

Hoje, amigo, é seu aniversário, exatamente hoje, 20 de julho. Dia do amigo. Eu sei que você não gosta de comemorar aniversário, mas não posso de deixar de lhe dar os parabéns, eu que o acompanho durante toda sua jornada por este mundão. Sei mais de sua vida que você mesmo. Lembro-me claramente de você, criança ainda, pedindo à sua mãe para ler As aventuras de Gulliver, você ficava ali, sentado, quietinho no colo dela, ouvindo. E depois o acidente, quando um amiguinho seu caiu sobre sua mão esquerda e você teve um problema sério em um dos dedos. Foram três operações e você, que é canhoto, foi obrigado a reaprender a escrever. Agora com a mão direita. Foi sofrido, mas você superou. Lembro que você aprendeu a ler antes dos sete anos e sempre gostou muito; gostava de jogar botão, jogar futebol, pegar passarinho, bola de gude( baleba, lá na sua querida São José do Calçado) e do Botafogo; que luta, seu pai era o maior flamenguista da cidade e você Botafogo. Aliás, em verdade, você nasceu canhoto não foi à toa, me permita dizê-lo, sempre gostou de contestar, questionar, querer saber o por quê, o como, enfim, uma mente indisciplinada e contestadora. E eu ali, te alertando, não faz isso , você vai se dar mal...e você seguia em frente, até se arrebentar todo. Ah, os limites, os seus eram ilimitados, só parava através da dor. Limites extremos, os seus. Tanto que avisei, até que percebi que não adiantava e me calei. Mas continuei ali, aquietada, mas sempre junto de você. Às vezes ria de suas trapalhadas e das saídas estaparfúdias que arrumava. Quando bebia, nossa!, você aprontava cada uma. Não, pode deixar, não vou dizer nada aqui, afinal é seu aniversário, mas que dá vontade, ah!, isso dá. Com o tempo você vai contando, agora que você está fazendo o que sempre gostou e largou de mão. Ler seus livros, escrever...ter seu cantinho pra ficar sossegado com seu filho( dê meus parabéns a ele pela formatura), tá, sei que não ganha dinheiro, mas ganha  a alegria de fazer o que gosta. Dê um grande abraço em seus amigos blogueiros; o Ricardo Novais, que faz aniversário hoje, 19; e no Paulo Laurindo, alagoano arretado, no dia 21. No mais estarei aqui, onde sempre estive, sempre a sua disposição para nossos longos papos, que travamos por toda sua vida. Um grande abraço da Consuelo! Pode dizer quem sou eu, o pessoal já sabe que você não regula muito  e não vai estranhar que você chame sua consciência por um nome próprio. Ah, antes que esqueça, seu Botafogo já voltou ao normal...calma...

6 comentários:

  1. Oh, Zatonio, que texto bonito, rapaz; tão tocante que cheguei a me emocionar - pouco, por que santistas não choram muito; hehe. Não é meu aniversário hoje não, mas eu agradeço esta lembrança. Você é uma pessoa na qual eu admiro muito, por toda sensibilidade, consciência, texto sempre brilhante e, principalmente, pela generosidade; é um dos amigos que fiz e mais gosto nesta vida virtual.

    É mesmo uma pena não ser meu aniversário hoje, eu ficaria feliz lendo uma crônica tão bonita destas em dia de completar ano; mas não tem problema, volto em 31 de agosto próximo para relê-la e alegrar-me... Ah, claro, espero que tanto Santos como Botafogo melhorem logo; o futebol também precisa de dias mais alegres.

    Um grande abraço.

    Um abraço, caro amigo.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, foi o Paulo Laurindo quem disse que seu aniversário era hoje. Mas, obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  3. Eita confusão... me guiei pelo que tu disse num e-mail "dezenove vós, vinte euzinho! Imaginei que estavas pensando dezenove eu e o Ricardo. Daí devolvi dizendo que dezenove devia ser o Ricardo. De qualquer forma, dê cá um abraço, tá perdoado.

    ResponderExcluir
  4. Hahaha...é como diz o Jilózinho: " O sucesso da festa é o tumulto!"Abração, amigo!

    ResponderExcluir
  5. Hahaha. Gosto desta festa, e do tumulto também.

    Um grande abraço a vocês.

    ResponderExcluir
  6. Quem aniversaria no dia do amigo dobra o mérito dos parabéns. Um pouco atrasado, receba os meus.

    ResponderExcluir