24 de junho de 2010

Ateu ou católico

Final de tarde, estava eu dando uma volta com o Toy( um York folgado, que manda aqui em casa), quando  passo por uma senhora- uns 70 anos- sentada no chão, pedindo esmola. Mãos esticadas, olhos fechados, o corpo encostado no muro, como se nele quisesse entrar. Só reparei por ter passado direto, andado uns 50 metros e, de repente,  é, assim, sem mais nem mais, ter parado, dado meia-volta, encostar em um carrro, acender um cigarro e ficar ali olhando a mulher e a reação dos transeuntes. Sabem qual foi? Nenhuma, a mesma que a minha...não havia nada ali. Uns ainda olhavam, desviavam o olhar e seguiam em frente. Baixou-me um sentimento de culpa, fui até o bar da esquina comprei um sanduíche e um refrigerante e ofereci à mulher. Pegou o sanduíche, abriu, deu uma mordida voraz, olhou-me, lágrimas escorreram em seu rosto, e disse: " Que Deus lhe pague, você não imagina a fome que estou!"

Saí dali e vim pensando em sua frase: " Que Deus lhe pague!"  Quase voltei lá e disse a ela: Não, não quero que Deus me pague, não fiz isso por Deus, fiz para não perder minha humanidade; fiz para não esquecer que, se quisermos, podemos ser mais humanos, mais solidários, mais justos, sem precisarrmos de deuses para nos indicarem o que fazer ou não.  Não fiz para agradar a Deus, fiz por acreditar, ainda!, e apesar de tudo, que podemos construir um mundo mais justo, mais solidário, mais alegre...por sermos humanos.

Esqueçamos os milagres de Cristo, ele não foi crucificado por eles, o foi por ser humano, demasiadamente humano...não quero ser bom ou justo para agradar a Deus, deuses ou outros homens. Só vale a pena por um mundo melhor. Alceu Amoroso Lima, talvez o maior pensador católico que este país já produziu, dizia: " Mais vale um bom ateu, que um mau católico."Assim seja, amém!

3 comentários:

  1. Zé Antonio,
    Infelizmente sou obrigado a concordar com você mais uma vez. Já está ficando até chato, mas o que fazer se nossa inexistente alma é muito semelhante.

    ResponderExcluir
  2. Humanismo, paradoxalmente, nunca foi a tônica das religiões. Para os religiosos, tudo é obra de Deus portanto não nos cabe nenhuma responsabilidade a não ser a de mandar para o inferno quem ouse pensar o contrário.

    ResponderExcluir
  3. Um simples gesto de compaixão que para uns de nada vale, mas para outro é tudo.

    ResponderExcluir