Saint-Clair e Edson, se preparem, Totó encasquetou que vai virar filólogo e revolucionar a língua portuguesa. Diz que sua revolução vai começar exatamente pelo termo filólogo: segundo a nova interpretação de nosso revolucionário a palavra não mais designará os estudiosos da língua e sim os de filas, portanto filólogo, segundo Totó, é quem estuda as filas. O que, convenhamos, no Brasil será de muita utilidade.
Não satisfeito aboliu o termo correlato linguista; em sua revolucionária interpretação quem estuda línguas é médico especialista em língua, ou gente fofoqueira: linguarudo. Quem estuda palavras agora é PALAVRÓLOGO. Sois, Saint-Clair e Edson, portanto, a partir de agora: PALAVRÓLOGOS, especialistas em PALAVROLOGIA. Queixas endereçadas para Dolores, nova secretária do Totó.
Continuando sua reformulação o maior "Palavrólogo" da - acho que ainda posso usar- língua portuguesa., me enviou algumas mudanças que já introduziu no seu Dicionário de Palavrologia, que vem sendo produzido em conjunto com João Salim, lá de Bom Jesus. Eis a nova definição de algumas palavras:
- Cemitério: foi sumariamente abolida. Agora é "MORTOTÉRIO" ou " DEFUNTOTÉRIO".
- Atropelado: abolida...agora é "ATROVESTIDO"; Totó diz que nunca viu ninguém pelado em acidente de carro ou moto.
- Pedágio: substítuida por " RODÁGIO", ninguém passa a pé no finado pedágio, passa de carro, que tem roda e não pé...é...pode ser...
- Pneu: mesmo caso, como envolve a roda doravante é " RONEU".
- Farol, quem tem faro é cachorro, se é para clarear o nome é " CLAROL".
-Trilho, segundo Totó e João tem de ser " BILHO ", afinal trilho de trem são duas linhas paralelas e não três.
- Azulejo só pode ser usado para designar as lajotas de cor azul; as demais seguem a cor padrão: " VERMELHEJO", " AMARELEJO", "ROXOLEJO...e assim vai.
- Engarrafado, passa a ser ENCARROFADO, afinal são carros que causam ENCARROFAMENTO...
Preparem-se, pois foi só um pequeno exemplo do que ainda está por vir...
Totó me informou, ainda, que Jilózinho está internado fazendo tratamento contra pressão alta, perguntei se estava em um Spa e Totó disse que não, mas o local é parecido : Sputa... o ministro da saúde não falou que fazer sexo é excelente remédio para a saúde...pois é, Jilózinho está cumprindo à risca às recomendações ministeriais e está há dez dias internado em um " SPUTEIRO" lá em Vitória.
Devo admtir que Totó tem lá as suas razões, Zé Antonio, mesmo sem saber se tais palavras serão consagradas pelo uso. No meado do século passado, tentaram criar palavras vernáculas para substituir futebol: pebolismo e balipodismo. Nenhuma delas ficou. Mas pode ter a certeza de que Totó tem a índole da língua em seu destrambelhado raciocínio.
ResponderExcluir