3 de maio de 2010

Divagações

Vocês já notaram como no Brasil nunca faltam verbas governamentais- federal, estadual e municipal para patrocinar festas, Ongs, Centro Culturais- aqui no Rio são tantos que suponho que nosso povo é muito, mas muito!, mais culto que o povo francês, por exemplo, tido e havido como um dos povos que mais valor dão à cultura. Nem vou falar nos famosos "cargos de confiança", verdadeiros sorvedouros de dinheiro público- nosso dinheiro- para dar empregos a vagabundos que somos obrigados a sustentar e ainda mancham a imagem dos funcionários que são concursados, trabalham e, quase sempre, ganham menos que os "vagabundos de confiança" pagos com nosso dinheiro.

É impressionante, ao menos para mim, a incapacidade que temos, enquanto povo, de exigirmos do Estado que cumpra suas obrigações constitucionais, ou seja, exigir dos políticos que elegemos que façam o óbvio: usem o dinheiro público para a melhoria das condições de vida da população como um todo. Falta-nos cidadania, aprender a exigir o óbvio- por mais óbvio que seja...

Vocês ateus e fumantes que se preparem( acho que vou pedir asilo no Irã!), Zé Serra falando para evangélicos ontem, comparou nós fumantes a vós(ou nós) ateus, num oportunismo político lamentável. Triste ver um homem com o passado do Zé Serra- cassado, exilado, democrata- se prestar a um papel desse. Por voto, por poder, homens, grandes homens, são capazes de renegar tudo em que acreditaram por toda uma vida.

Einstein, Charles Darwin, Charles Chaplin, Churchill e outros grandes, dos maiores que a humanidade já produziu, eram ateus, outros fumantes; já Mussolini, Hitler, , Salazar , Franco e outros assassinos eram cristãos...A companhia de quais você preferiria?

Estamos nos encaminhando cada vez mais para um totalitarismo social- tanto religioso, quando de padronização de costumes( as pessoas não pensam, apenas seguem o que dita um minoria, quase sempre fascista) que está nos levando a um novo totalitarismo, pior que o estatal, o fascismo de grupos, ou castas, que se arvoram em donos da verdade. Mentirosos que são!

Não sei se acontece com vocês, mas as notícias de ontem, hoje já me parecem velhas de décadas...não conseguimos mais( ou serei eu?) absorver tanta informação. Eis a nova arma de controle social. O excesso! Cadê nossos intelectuais?!

3 comentários:

  1. Zé Antonio, já estou cansado de concordar com suas opiniões aqui no blog, mas não posso deixar de repetir-me mais essa vez. Você está forrado de razões, como diria o Cel. Ponciano de Azeredo Furtado. Em troca de poder, os homens públicos vendem a própria alma (seus princípios, suas ideologias, etc.).

    ResponderExcluir
  2. Verdade, ZAntonio, não bastasse tudo, ainda há o excesso para embaralhar ainda mais. Como diria aquele velho cronista: "É cruel!" E não descansa-se enquanto alguém não grita: "Está lá um corpo estendido no chão". Jogado na calçada de vergonha de não se saber o que fazer...

    Excelente reflexão a sua!

    ResponderExcluir
  3. E preparem-se para a criação de mais duas entidades federativas, o estado de Carajás e o estado de Tapajós, nascidos da proposta divisão do Pará... a bancada ruralista mobilizada em massa para mais um governador, secretários, deputados estaduais, senadores e curriola toda... haja pré-sal!

    ResponderExcluir